terça-feira, julho 25, 2006

Bosta Velha

É impressionante. A mesma merda de sempre. Saiu na capa do segundo caderno a velha e ruim comparação entre o teatro no Rio e o teatro em São paulo. Só pode ser falta de idéia, não é possível. A mesma coisa que se fala sempre, a anos e anos. É falta de assunto mesmo.
Todos os clichês estão lá: a vocação do Rio para comédia-blábláblá, o número de teatros em são paulo-blábláblá, as grandes produções que só ficam lá-blábláblá e toda essa bosta que de tão velha até a Barbara já falou.
O fato é que Saõ Paulo é 3 vezes maior que o Rio e que, afinal, tem mais grana. Se não me engano o Estado de São Paulo tem 40% do PIB do país. E vamos combinar que dinheiro faz sim uma diferença brutal em tudo. Inclusive em teatro. É claro que tem mais teatro, mais público e mais variedade. Tem tudo mais porque é maior e porque a história de Saõ Paulo é essa: grana e ouro, seja agora, seja no tempo dos bandeirantes.
Não tô defendendo o Rio de merda nenhuma. Mas acho que falam de um jeito como se tudo fosse assim, como se tudo fosse a diferença entre duas cidades idênticas. É muita asneira. E o pior é que é asneira velha e mofada.
E daí que lá tem 60% das estréias profissionais e aqui tem 40%? O que, diabos, isso quer dizer? Não há sentido nesses números todos que sei lá pra que servem. Que contas são essas afinal?
E tem aquela bosta que até os cariocas falam: "a tv globo complica tudo, os artistas de tv conseguem mais patrocínio". Mas porra, isso não é coisa do Rio. É coisa do país e se duvidar do planeta. Em Curitiba também os famosos tem mais grana, então qual é a novidade? Qual é a diferença?
E vem a Maria Padilha e diz que no Rio "se não provocar uma gargalhada a cada dois minutos você não dá certo(...)". Eu não vi a peça dela, Antonio e Cleopatra, mas quem viu disse que era uma merda. E a chance de ser uma merda é grande mesmo, mas o problema é que as pessoas não riem...puta que pariu. É muita falta do que fazer mesmo. A peça não vai bem aqui porque é ruim. E ponto. Peça boa é peça boa. Sucesso é outra coisa. A gente sabe que essas coisas não andam juntas e que, com grana, bosta vira caviar. E juro que eu não tenho nenhum moralismo com isso, inclusive eu adoraria ter dinheiro pra transformar as minhas bostas.

2 Comments:

At 10:58 AM, Blogger Camila Nhary said...

hehehhee. concordo.

 
At 2:55 PM, Anonymous Anônimo said...

Fala tu boladaum; tow contigo...

 

Postar um comentário

<< Home