quinta-feira, junho 07, 2007

Para Sra J. R - a moça mais elegante que conheço.

Eu não sei o que acontece, mas eu acredito em tudo aquilo, sabe? Eu acredito naquilo e não dependo da aprovação de todos. Eu não sei bem como explicar, mas eu percebo alí, e em tudo, uma potência louca de algo muito real. Talvez porque aquilo seja muito pessoal pra mim e não pra vocês. E eu tenho muita clareza de que eu gosto daquilo e de que eu sou aquilo, não na vida porque a vida não interessa, mas no lance de fazer uma coisa no palco é aquilo que eu quero. Eu acho que a gente tem que cutucar cada vez com a vara mais curta. Acho que temos que ter coragem pra não precisar pensar com outro filtro que não seja o nosso. E talvez aí seja o grande problema. Eu tenho certeza que aquele é meu filtro, que aquele é o meu barato. Eu gosto do que eu faço porque eu sei porque eu faço e porque aquilo me importa. Mas isso é pessoal, é até intimo. E se você, ou vocês, não tiverem um lance com isso, se vocês acharem outras coisas e tiverem outras viagens pra si mesmas, aí é uma questão de posicionamento e de direção que se quer dar ao trabalho. Eu só posso fazer o que eu faço e minha ambição é fazer o que eu faço cada vez melhor e com mais requinte e com a vara mais curta. Eu não quero ter personalidades múltiplas, não quero fazer um realismo aqui, um expressionismo alí. Eu quero me repetir. Me repetir bem pra caralho. Lembra da histórinha que sempre conto do pintor Japa que é especializado num único ideograma? Lembra? Então, eu quero ser o pintor Japa que tenta atingir o êxtase, o ápice pela repetição. Sim, sim. Meu reino por eu ser eu mesmo e cada vez mais. Por a gente ser cada vez mais a gente, ainda que isso me elimine da própria Cia. Eu juro que não ficaria magoado, juro. Ficaria satisfeito em saber que vocês fazem o que vocês querem assim como eu faço o que eu quero e o que me diz respeito e me dá tesão. Sim, tesão. Porque eu tenho um tesão enorme no nosso teatrinho. E eu tenho esse tesão porque eu sei o que eu quero com aquilo. E definitivamente eu não quero agradar a L, ou o C e muito menos o R. Sabe?
Concordo que há um conhecimento técnico a se adquirir. Acho que pra ser especialista tem que se dedicar e 1 - aprofundar-se em si e 2- ampliar a si mesmo. Mas definitivamente não sei qual é a obrigação de saber fazer um realismo, por exemplo. Pode ser uma onda, um treinamento. Mas é só isso. É tipo diabético: já que me falta insulina eu pego insulina pra injetar. Mas é paliativo. E é triste porque é uma doença eterna, né? Por mais que a gente aprenda a conviver com ela. Insatisfação é isso. Insegurança também. A única droga pra essas coisas é ter clareza de si. E isso também é paliativo. Saca?
Sei lá, minha querida, sei lá. É como eu te disse: eu me sinto ótimo e minha única encrenca é grana. De resto eu quero mesmo é fazer o que eu quero e o que eu faço. Eu adoro, sabe? Pra mim é afetivo, é sentido de vida. Eu me repito na Cia. assim como eu me repito no blogue. Eu sou quase um idiota de tão coerente que eu sou. E se eu não me acho idiota é simplesmente porque eu não me acho idiota. Talvez eu seja mesmo muito arrogante em ter essa certeza e essa clareza, mas foda-se. Foda-se se acham que é só arrogância. Eu sei dos meus e os meus sabem de mim. Eu não quero que o mundo me entenda, não quero. Eu quero minha turma e meu quarteirão. E acho, acho mesmo, que tem muita gente que é do meu quarteirão, mas que eu ainda não conheço. E cedo ou tarde eu vou conhecer e eles e eu seremos uma turma e nos lamberemos alegres e bêbados. E só.

2 Comments:

At 8:14 PM, Blogger Teatro na Escola said...

Olha, este texto foi bem direto. E eu gosto das coisas assim! Concordo com vc, e acredito pra caralho no nosso trabalho. Eu acho que minha crise maior é a de aprender mais coisas, não que isso signifique fazer uma peça realista. O que eu quero é ter conhecimento das outras coisas, pq tenho interesse em ampliar meus dotes de atriz!! rsrsrs. Minha crise não é comn a cia, e sim comigo mesma. Confio no nosso taco, mas queria ter mais segurança. Ficar menos abalada com a opnião alheia!! Ridículo isso, acho que tenho que procurar um terapeuta!!

É nóis Fê!!
Ps: adorei " a moça mais elegante que conheço" !!

 
At 12:00 AM, Blogger fmaatz said...

mas é verdade, você é mesmo a moça mais elegante que eu conheço. Você é elegante comendo batata frita, que você dá duas mordidas em cada. um mimo.
bjs.

 

Postar um comentário

<< Home